Transplante Renal

Quando é indicado?

O transplante renal é atualmente a melhor forma de tratamento para o paciente com insuficiência renal crônica, tanto do ponto de vista médico, quanto social ou econômico. Ele está indicado quando houver insuficiência renal crônica em fase terminal, estando o doente em diálise ou mesmo em fase pré-dialítica.

Existem, contudo, exceções. Doentes podem ser transplantados quando a creatinina sérica estiver ao redor de 7 mg/dL, o que corresponderia a uma depuração de creatinina ao redor de 10 ml/min. Nestes casos, o transplante é realizado de forma mais precoce com o objetivo de se minimizarem os inconvenientes da insuficiência renal crônica, como no caso das crianças para se evitar o prejuízo do crescimento, alterações ósseas e dificuldades dialíticas ou nos diabéticos para reduzir a incidência das complicações vasculares, cardíacas, oculares e neurológicas.

Em todo caso, a melhor forma de lidar com a questão é procurando um médico especializado e com experiência para lhe dar todo o suporte necessário. Venha esclarecer todas as suas dúvidas.

Faça o agendamento agora. É fácil e rápido.